Cirurgia de catarata

Uma das principais causas de cegueira no mundo, a catarata é uma doença caracterizada pela perda de transparência do cristalino, lente natural cuja função é manter o foco da visão em diferentes distâncias.

Com o avançar da idade, as fibras do cristalino aumentam de espessura e de diâmetro, provocando a princípio a popular vista cansada. É por isso que a maioria das pessoas com mais de 45 anos precisa usar óculos para enxergar de perto. E é como se a catarata fosse a fase seguinte desse processo – a lente natural, além de perder a elasticidade, torna-se opaca.

Aos poucos, vai embaçando a visão até que o indivíduo passa a enxergar apenas vultos e luzes, podendo ocorrer a cegueira. Cirurgia de catarata: A cirurgia para catarata é um procedimento onde o cristalino, que está com uma mancha opaca, é retirado e, logo em seguida, substituído por uma lente sintéticatransparente, que permite restaurar a visão.

Facoemulsificação (FACO): neste procedimento é usada anestesia local, pela utilização de colírios anestésicos em que a pessoa não sente dor durante o ato cirúrgico. Neste procedimento o cristalino, que está com a mancha opaca, é aspirado e removido, e então é substituído por uma lente intraocular transparente dobrável, sem a necessidade de pontos, o que permite a recuperação imediata da visão.

Normalmente, a recuperação da cirurgia dura em torno de 1 dia a uma semana, especialmente quando é utilizada a técnica FACO ou a laser.
Atendimento WhatsApp
1